A GRUA E A MUSA DE MÃOS DADAS

A GRUA E A MUSA DE MÃOS DADAS

14,15 €

incl. impostos, mais envio
Stock baixo
Tempo de envio: 5 dia(s)

Descrição

SINOPSE: Jorge Carlos Fonseca já nos habituou a uma escrita impetuosa, de um ritmo fulminante de poeta. A Grua e a Musa de Mãos Dadas é mais um livro, cuja leitura nos remete para imagens e metáforas de extrema cognição incorporada, para mais enigmas do que certezas, sem preocupação que seja um conto ou uma história, o que o escritor escreve. São textos cheios de leituras, cheios de referências e peso. Há uma ideia de crónica, de diário, de poema, tudo ao mesmo tempo...


Uma pérola que nos chega pelo Atlântico, desde a África Ocidental.

EXCERTOS«– 1 – Versos a pedido, no início de um diário sem fim à vista
… Até que lhe surgem outras preocupações bem menos desagradáveis.
Uma, tentar agarrar e, sobretudo, perceber o que pode ser uma noute encardida. Outra, imaginar e, se possível, desenhar, um fino cone de anca. Pelo caminho, há um poeta a quem pedem versos fluentes e generosos. Oferecem-lhe cinco ingredientes: 1. Uma paixão que é um submarino; 2. O exílio de uma garça atacada por absinto, escondido numa jarra bela e frágil; 3. Le sabre et l’esprit chez Napoléon («A la longue le sabre est toujours vaincu par l’esprit»); 4. Puíra-o o caruncho dos afectos; 5. Sempre traiçoeiros os nomes que não sejam de perdição. Nem Messi, nem Ronaldo, mas o chato do Cruyff.

Pobre poeta!
Lá se foi, então, o trecho do jornal e a maldição da escrita a ameaçar insónia prolongada.
(Excerto de um início de diário, num 2 de junho de 2017, dia de começo e de retoma, porque o anterior pertencia às criancinhas, aos baloiços e às praias absolutamente irrespiráveis e iridescentes.
[Pergunte-se a Nabokov, conselho dado a rapazolas e pupilos crentes de que lêem muito]).

In Página 9 A Grua e a Musa de Mãos Dadas


A Grua e a Musa de Mãos Dadas

Jorge Carlos Fonseca

ISBN 9789895314034

Edição/Reimpressão 07-2021

Editor: Editorial Novembro

Idioma: Português

Dimensões: 149 x 229 x 15 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 192