O SEGREDO DA MORTA

O SEGREDO DA MORTA

15,99 €
-6%

14,99 €

incl. impostos, mais envio
Em stock
Tempo de envio: 5 dia(s)

Descrição

Segredo da Morta constitui, o que confirmam os estudiosos das Literaturas Africanas, um marco no panorama literário de Angola. Escrito num período de quase não literatura (1910 a 1940), o romance de Assis Júnior inaugura na ficção um olhar diverso do da literatura dita colonialista, que vigorava até então.


O romance O Segredo da Morta, publicado em 1934, é hoje reconhecido como o primeiro da literatura angolana. Foi uma combinação de ficção ativista, o feuilleton romano, uma história e etnografia do final da década de 1890 em Angola e um trabalho de jornalismo ativista completo com comentários editoriais.


O enredo de O Segredo da Morta diz respeito a uma bruxa que morre da doença do sono e depois retorna dos mortos para assombrar os vivos. A bruxa pune e mata aqueles que a roubaram enquanto ela estava morrendo. Aos olhos dos leitores modernos, o romance é eficaz ao usar as tradições orais e contos populares de Ovimbundo e Ambundu para criar momentos assustadores de horror sobrenatural em meio ao melodrama e às descrições de Luanda na década de 1890.


O próprio Assis Júnior em sua Advertência, afirma: Este livro é para ser lido por todos aqueles, pretos e brancos, que mais decididamente se interessem pelo conhecimento das coisas da terra. Os que trabalham de sol a sol, como escravos, e passam fome não dispõem de tempo para se interessar pelo estudo das coisas da terra. Assim, o próprio Assis Júnior já nos indica o alvo de sua escrita. Angola teve movimentos intelectuais e de libertação nas décadas de 1860 e 1890, mas nenhum deu origem a um volume substancial de literatura, e o primeiro romancista angolano sério, António de Assis Júnior, só começou a publicar na década de 1910.


Ficha Técnica:

Autor: ANTÓNIO DE ASSIS JUNIOR

Título: O segredo da Morta

FORMATO: 17x24

N.º PÁGINAS: 230

Editor: União dos escritores Angolanos

Luanda 2013