POR UMA REINVENÇÃO DA GOVERNABILIDADE E DO EQUILÍBRIO DE PODER NA GUINÉ-BISSAU

POR UMA REINVENÇÃO DA GOVERNABILIDADE E DO EQUILÍBRIO DE PODER NA GUINÉ-BISSAU

15,99 €
-6%

14,99 €

incl. impostos, mais envio
Em stock
Tempo de envio: 5 dia(s)

Descrição

O presente livro é o resultado de reflexões que o seu autor tem vindo a fazer nos últimos anos e representam um interessante contributo para o sempre aliciante e desafiante debate versando o rumo que a Guiné-Bissau deve trilhar nos próximos tempos. O enfoque deste conciso ensaio reflexivo de Luís Barbosa Vicente avança um conjunto de propostas e ideias ancoradas numa busca incessante de soluções para os recorrentes desvios a que o país tem sido sujeito. Este é, para já, um dos grandes méritos deste trabalho.


O autor extravasa assim uma das premissas que tem caracterizado o modus vivendi, faciendi e operandi, fautores de uma certa cultura transviada e enviesada, que tem pendido apenas e exclusivamente para a baixa crítica, sempre a baixa crítica, mas sem trazer propostas concretas a terreiro relativamente ao modo como individual e mesmo enquanto comunidade nacional. É por causa destas propostas, ideias e soluções de modernização que esta obra de Luís Barbosa Vicente ganha notoriedade.


O livro encontra-se organizado por capítulos, distribuídos por temas cronologicamente, que abordam questões sobre a democracia e política, os partidos políticos, a juventude e economia, planificação e projetos futuros, bem como a sociedade civil e participação descentralizada dos cidadãos no processo de consolidação democrática. Versou, também, em muito das suas reflexões, sobre as interrupções constitucionais, golpes de estado e novas configurações das elites, as eleições presidenciais e legislativas de 2014, bem como o poder, a cidadania e governação, reforçando a componente da participação cívica como ferramenta de alavancagem democrática que tanto carece o País, tendo em conta as diversas esferas do poder “Estado, administração Pública e órgãos de soberania”.


TÍTULO: Por uma reinvenção da governabilidade e do equilíbrio de poder na Guiné-Bissau - diálogos e olhares cruzados a partir da Diáspora

AUTOR: Luís Barbosa Vicente

PREFÁCIO: Julião Soares Sousa

COORDENAÇÃO EDITORIAL: Miguel de Barros

REVISÃO: Miguel de Barros

IMAGEM DE CAPA: Ana Filipa Carvalho

CONCEPÇÃO GRÁFICA: Diogo Lencastre

IMPRESSÃO: Gráfica Sinal, Ferreira e Sousa Lda.

TIRAGEM: 500 exemplares

ISBN: 978-989-20-5242-7

Editora: Edições Corubal

1ª Edição, Novembro de 2014