TERRA DE AFETOS - Um tributo à Guiné-Bissau

14,00 €

incl. impostos, mais envio
Em stock
Tempo de envio: 5 dia(s)

Descrição

Sobre a obra:


(…) a autora juntou neste livro a súmula da sua dedicação à Guiné, que, talvez por se manter isolada na “cauda do mundo”, preservou uma extraordinária riqueza cultural. Ao fim de tantos anos, ela conhece seguramente os defeitos da Guiné. Mas mantém a sua paixão. Para o leitor é bom acompanhar esse amor, tão intacto e fresco como desde o início. Excerto do prefácio de Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC.


(…) as crónicas de afeto que a Joana Benzinho nos descreve, de uma forma tão real e ao mesmo tempo tão bonita, são a copia fiel de um povo de emblemático sorriso, que na mais absoluta adversidade nos consegue surpreender nos seus gestos de solidariedade e na forma como se revela e se distingue por força das virtudes e dos valores que defende. Pela sua resiliência na luta pela paz. Pela sua sabedoria ao preservar o sentido de Identidade Nacional, na sua diversidade e pluralidade étnica e religiosa. Desejo que as crónicas da Joana, possam inspirar os que persistem em cumprir e em cumprir-se numa cruzada que visa o nobre desígnio de contribuir para a edificação de uma sociedade mais equilibrada, justa, plural, fraterna e solidária. Onde os direitos das nossas meninas e mulheres não devem ser esquecidos, devem ser salvaguardados. Enquanto houver Mulheres, como a Joana, a autora destas crónicas, haverá sonhos, aspirações e esperança renovada para enfrentar os desafios e as adversidades. O povo da Guiné-Bissau tené balur! Sónia Neto, Embaixadora da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau. Delegação da União Europeia.


(…) a ação de Joana Benzinho e a proatividade da ONG “Afectos com Letras” na Guiné-Bissau são mostra singular e indelével de amor e dedicação contagiantes e de solidariedade ativa que teima em trocar confortos e acomodação nas paragens europeias por sérios desafios num dos países com maior percentagem de população na pobreza extrema, apostando em construir o futuro para os sem “amanhã”, alimentando sonhos e criando sustentabilidade para a felicidade de crianças, mulheres e famílias que nunca desistem de encontrá-la no seu “pequeno mundo”. É por isso que a obra de Joana Benzinho a tornou uma referência da guineendadi ativa, com uma importante contribuição na construção de uma Guiné-Bissau melhor para todos. Comentário de Apolinário Mendes de Carvalho, Embaixador da Guiné-Bissau em Angola.


Sobre a autora:


Joana Benzinho, é Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Diplomada em Direito Europeu pelo Institut d'Études Européens - Université Libre de Bruxelles e Diploma da Academia Diplomática Europa pelo Institut Européen des Relations Internationales; Assessora Parlamentar no Parlamento Europeu desde 1999; Fundadora e presidente da ONG Afectos com Letras, criada em 2009; Laureada com o 3º lugar do Prémio Terre des Femmes 2019 da Fundação Yves Rocher pelo projeto de instalação de descascadoras de arroz em aldeias da Guine Bissau, retirando as meninas da descasca manual do arroz; Publicações: A Papaia Mágica, 2011; Guia Turístico “À descoberta da Guiné-Bissau”, 2015 e edição revista em 2018; Participação no livro de crónicas Bird Magazine – Volume I.


TÍTULO: TERRA DE AFETOS, Um tributo à Guiné-Bissau.


AUTORA: JOANA BENZINHO


Coordenação Editorial: Luís Barbosa Vicente

Prefácio: Sofia Pinto Coelho

Revisão: Luís Barbosa Vicente

Comentários: Sónia Neto e Apolinário Mendes

Ilustração, pintura capa: Irley Barbosa Rivera

Fotografia (autora): Paulo Martins | Revista Activa

Conceção gráfica: Nimbedições

Tiragem: 400 exemplares

N.º pág.: 155

Formato: 16x23

Impressão: Gráfica Barbosa & Filhos, Lda.

Depósito legal: 498 514/22

ISBN: 978-989-53248-5-9

1.ª Edição, maio de 2022

EDITORA: Nimbedições